quarta-feira, 9 de março de 2011

KIPP - O que é isto?

Olá Amigos!!

Ao pensar em educação, achamos conveniente publicar trechos de um livro chamado "Fora de Série - Outliers" de Malcolm Gladwell.

KIPP: Knowledge is Power Program, ou seja, Programa de Conhecimento é Poder.
A KIPP é uma escola de ensino fundamental de quinta a oitava série dos Estados Unidos. Não há exame de admissão ou pré-requisitos para o ingresso. Os alunos são escolhidos por sorteio. Metade das crianças são negras e metade latino americanas, criados por mãe ou pai solteiro. Noventa porcento deles se qualificam para receber merenda grátis ou a preço reduzido, ou seja, a renda familiar é tão baixa que o governo fornece auxílio para que possam almoçar decentemente.
Essa KIPP parece ser do tipo terrível para os professores, mas não é. Veja porquê...
Nas salas de aula, as crianças são ensinadas a se comunicar com as pessoas adotando um procedimento conhecido como SSLANT: sorria (smile), sente-se reto (sit up), ouça (listen), faça perguntas (ask questions), acene com a cabeça quando falarem com você (nod) e acompanhe com seus olhos (track with your eyes). Nas paredes da escola são penduradas centenas de flâmulas das faculdades onde ex-alunos da KIPP foram estudar.
Acordar às 5h45 é normal para os estudantes da KIPP, sobretudo porque muitos deles têm longos percursos de ônibus e metrô para chegar à escola. A rotina em geral vai até às 22h ou 22h30. Todos assistem a uma aula de habilidades de pensamento, praticam 90 minutos de inglês e 90 minutos de matemática. Os alunos da quinta série tem duas horas de matematica por dia. Todos eles têm uma hora de ciências, uma de ciências sociais e uma hora de música pelo menos duas vezes por semana. Depois tem mais 1h15 de orquestra para todos e atividades esportivas. "...Nossas crianças passam 60 a 70% mais tempo estudando do que as da escola pública tradicional", diz David Levin diretor da KIPP do Bronx em NY. Além disto, aos sábados ela ficam das 9h às 13h e no verão das 8h às 14h. A ideia é de não ter férias muito longas e ele termina dizendo "O sucesso depende de muitos fatores: resistência, motivação, incentivo, recompensa, atividades divertidas e também da velha e boa disciplina [...] Conversamos muito com as crianças sobre determinação e autocontrole. Eles sabem o que estas palavras significam.".
O programa KIPP representa uma das novas filosofias educacionais mais promissoras dos Estados Unidos, no entanto, a principal explicação para seu sucesso não está relacionada ao currículo, aos professores, a recursos financeiros nem a algum tipo de inovação organizacional. É uma instituição de ensino que alcançou êxito levando a sério a idéia do legado cultural.

http://www.kipp.org/


*Conteúdo extraído por Maira Ykeda

Nenhum comentário:

Postar um comentário